Série Realidade Volátil

2021

Texto

sem título (da série Realidade Volátil)

“… leva tempo para o caminho já feito se fazer, plenamente, em nós. Leva tempo para o dia que atravessa nossos passos atravessar-nos inteiramente. Leva tempo para a passagem, a mesma, la adiante, se tornar o que ela já é, quando distante dos nossos olhos.”

João Anzanello Carrascoza

Este trabalho fala do tempo.

O tempo que é implacável, nos ensina a cada dia, a sua importância. É através dele que percorremos distâncias infinitas que nos levam a pontos diferentes sem mesmo sequer, sairmos do lugar. Seja o destino Ítaca ou ao redor do meu quarto, a experiência da viagem resulta no aumento da bagagem, do conhecimento, refina o repertório e aguça a memória.

O tempo nos permite encontrar novidades. A contemplação e a observação é o fio condutor para novas descobertas.

Realidade Volátil fala da experiência pessoal que através do tempo de observação me fez perceber as imagens que estavam em ambientes diferentes se fundirem. Em camadas sobrepostas abriram possibilidades para o devaneio, estabelecendo uma tensão entre a realidade e ficção.

As fotos desta série foram feitas com filme Ilford HP5 iso 400, revelação e ampliação por processo manual, o que permite acompanhar, no momento da ampliação, o surgimento da imagem pouco a pouco, como mágica que encanta e consolida na memória sensações e experiências que o tempo nos traz.

Marcia Gadioli